quarta-feira, agosto 17, 2005

ESTUDOS SORE A RENTABILIDADE DO TGVOTA!?

O desnorte por vezes impera. Não bastava um Governo autista pretender cometer a insensatez de querer levar por diante os TGV/OTA, sobranceiramente, usando dinheiro que não é só nosso, mas também dos nossos filhos. Era também necessário que surgissem detractores a pedir estudos sobre a respectiva rentabilidade!

Para investimentos de tão longo prazo, qualquer estudo de rentabilidade é falível em condições normais. Ora no actual ambiente de escalada de preços do petróleo, não fará qualquer sentido: tudo o que vá para lá de uns dois ou três anos não tem rigorosamente nenhum significado. Quais serão os preços do petróleo dentro de cinco, de dez anos? 500 dólares o barril? Mais? Menos? Fazemos apostas? Que impacto irá ter tal custo sobre as deslocações por avião? Passarão a ser tão onerosas, que os voos se reduzirão aos de muito longo curso, diminuindo portanto o número de viagens de avião? Será que a alternativa continental será o TGV? São questões em aberto, a que ninguém saberá responder correctamente, o que invalida a pretensão de qualquer estudo rigoroso.

A saída razoável para esta questão será a de disponibilizar cenários especulativos alternativos e sobre eles abrir uma discussão pública. Depois, e só depois, deveria um Governo sério atrever-se a tomar uma decisão final.

Sem comentários: