quarta-feira, abril 05, 2006

A INCOMPETÊNCIA DOS GESTORES PORTUGUESES

Portugal, segundo diversos relatórios internacionais, deveria estar a travar uma batalha perdida para atrair investimentos estrangeiros. […] Rara tem sido a semana, nos meses mais recentes, em que não foi assinado um contrato ou uma declaração de intenções no valor (dezenas ou mesmo centenas) de milhões de euros: […].

Porque é que os investidores estrangeiros como estes são atraídos para um país que tem o menor índice de produtividade dos 15 Estados-membros da União Europeia anterior ao alargamento? Segundo um relatório recente do Banco de França, talvez seja porque as duas maiores desvantagens de Portugal são a formação laboral e a capacidade de gestão. Outros factores, como infraestruturas, acesso a crédito, estabilidade social e logística, estão altamente cotados, diz o relatório. Empresas que fornecem a formação e a gestão, para suplantar essas duas fraquezas, como é o caso da maior parte dos investidores estrangeiros, obtêm níveis de produtividade dos mais elevados do mundo. [...]


do Courrier Internacional de 31.03.06, citando o Finantial Times

COMENTÁRIO: E o Sr. Sócrates continua convicto de que o Plano Tecnológico é um dos pilares do desenvolvimento nacional. É a cultura, …! No caso presente, as suas vertentes que promovam as necessárias competências para sermos melhores gestores.