sexta-feira, junho 27, 2008

TGV, ALCOCHETE E OS FARAÓS*

Insisto hoje no que dizia aquando das últimas eleições autárquicas. Com a subida sustentada do petróleo, não se justifica o investimento num novo aeroporto. As dificuldades cada vez mais evidentes das companhias de aviação em todo o mundo têm a ver com a oferta que será cada vez mais excedentária. Num futuro não muito distante, só os voos de longo curso terão justificação económica e ambiental**.

Os trajectos de menor duração serão efectuados por comboio. No mesmo sentido irá o transporte de mercadorias. Bem faríamos se em lugar do aeroporto de Alcochete investíssemos no TGV de passageiros e mercadorias o mais avançado possível. Um percurso Lisboa-Madrid (Barajas) e um Aveiro-Madrid (Barajas). Vigo e Porto seriam ligados em alta velocidade a Aveiro e a Lisboa.

Quer o Sr. Sócrates, quer a Sr.ª Ferreira Leite andam enganados (?) e a enganar-nos. E que não se escudem em impossíveis estudos técnicos. Esta é uma questão política e de bom senso.
__________________________
* Os faraós são, segundo a Sr.ª Ferreira Leite, os mentores das obras públicas com que o Sr. Sócrates e comandita se propõem esbanjar os dinheiros das gerações futuras (de alemães e outros europeus bem intencionados?!).
** O semanário Expresso de amanhã, insere um eco-dizer na sua página 10: “O avião é o meio de transporte mais poluente: as suas emissões de dióxido de carbono são cerca de 80% superiores às dos restantes transportes públicos. Sempre que possível use outros meios de transporte, como o combóio.”

Sem comentários: