sexta-feira, agosto 18, 2006

MARCELO CAETANO PELA PENA DE VASCO PULIDO VALENTE

O artigo de VPV, no Público de ontem, evidenciou-me um Marcelo Caetano mais próximo, mais humano, nas suas misérias e nas suas grandezas da história desencontradas.

E senti que o rigor com que VPV e o Público me presentearam esta proximidade, me reconciliou com esse homem, distante de quem sou politicamente.

E sinto que é o rigor com que vemos a proximidade do outro que cria e alimenta a nossa tolerância por ele.

E sinto que andam todos disto distraídos.

E sinto, como Goethe, que "O próximo afasta-se"...

sexta-feira, agosto 04, 2006

GUERRA, TERRORISMO E VALOR DA VIDA

Sinto a justa preocupação de quem é moderado.

O terrorismo não subscreve o valor que a civilização atribui à vida e propagandeia ser Israel quem mata aqueles que colocam no altar a um Deus que sabem não existir, ou teriam mais cautela...

Mas a guerra também não subscreve aquele mesmo valor e é Israel que imola ou a isso é forçado, diferença que, ao que venho, pouco importa.
As tábuas de Moisés a ambos condenam. Os ditos "direitos do homem" (e da mulher?) que, no passado século, as democratizaram, a ambos condenam. E, hoje, qualquer deles constitui um passo à retaguarda na senda da construção de Deus, da construção de Alá.

E sinto que os sistemas que levaram os homens ao disparate naquele, como noutros cantos do mundo, foram também construídos ou tolerados pelos que são moderados, ou assim se julgam.